quinta-feira, 7 de junho de 2012

Brasília

Dia 06 de junho - quarta-feira
Nosso voo Poa-Brasília saiu às 6h36. Foi tudo tranquilo. Chegamos no aeroporto Presidente Juscelino Kubitschek e fomos direto à locadora Avis, pois havíamos reservado um Gol para podermos nos deslocar pela capital federal.O tempo estava seco, como é praxe na região, e muito quente. O primeiro destino de visitação foi o Eixo Monumental, composto pela Esplanada dos Ministérios e pela Praça dos Três Poderes, além do Complexo Cultural daRepública (prédios do Teatro Nacional, Museu, Catedral e Biblioteca).Visitamos inicialmente o Teatro Nacional, uma construção bem peculiar, como todas as obras de Oscar Niemeyer; esta, em formato que lembra uma pirâmide. Estavam organizando uma exposição de orquídeas no saguão de entrada. Gostei bastante das duas esculturas que estão neste foyer da Sala Villa-Lobos: A Contorcionista, de Alfredo Ceschiatti e O Pássaro, de Mariane Peretti, ambas em bronze. O ambiente interno é enorme, com jardins projetados por Burle Marx e parecia tudo muito deserto, mas ao sairmos e contornarmos o prédio, vimos que no térreo dele funciona a Secretaria de Cultura do DF. Muita gente trabalha lá embaixo!

Em seguida fomos ao Museu,em formato de cúpula com rampas de acesso. Havia duas ótimas exposições.Geometria da Transformação, com obras de Volpi, Amílcar de Castro e muitos outros. A segunda exposição que vimos nesse museu foi O Olhar de Napoleão sobre o Egito - contendo registros da época da invasão napoleônica. Eram livros, mapas, desenhos da arquitetura, fauna, flora, etc.Tudo bem interessante!Sob um calorão intenso seguimos para a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida ou Catedral de Brasília, mas antes entramos na Biblioteca Nacional Leonel de Moura Brizola, bem em frente ao Museu. A catedral é linda,diferente, iluminada. Tudo obra do Niemeyer. Ali fora tomamos uma água de coco para atacar o calor. Depois estacionamos o carro próximo ao Congresso Nacional, tiramos foto no gramado em frente e entramos para almoçar num restaurante de buffet por quilo na Câmara dos Deputados, não sei se por estar já no final, mas não foi muito bom.
Depois do almoço fizemos um tour guiado de meia hora, que inicia explicando a partir de uma maquete, o conjunto de edifícios que compõe o Congresso. Ficamos impressionados, pois nãosabíamos que haviam mais prédios além daqueles que são visíveis na imagem tradicional - os dois prédios altos ladeados pelo côncavo e o convexo. É uma cidade! Dá para se perder lá dentro. São cinco prédios anexos, que têm acesso subterrâneo e se distribuem dos dois lados do Congresso. Bem bom o tour guiado - mostra as obras de arte, os detalhes da construção, projetados pela equipe de Lucio Costa e Oscar Niemeyer, além de nos levar para assistir uma sessão no plenário da Câmara e outra no Senado. Aproveitamos a saída do Congresso para ver de perto a Praça dos Três Poderes, com o monumento Candangos, que é o apelido que se dá aos trabalhadores que vieram construir Brasília, e o Palácio do Planalto. Uma coisa que é preciso comentar é que as flores estavam belíssimas em Brasília – tanto nos jardins do Planalto e demais canteiros, como por toda a cidade. Os ipês roxos tinham cachopas floridas incríveis.

Já ao finalzinho da tarde rumamos (com auxílio do GPS é claro) para a asa sul, a fim de conhecer o Santuário Dom Bosco, o padroeiro de Brasília. A igreja é uma obra de arrancar suspiros e fica junto ao colégio de mesmo nome,aliás, o primeiro colégio particular e que foi inaugurado no mesmo ano de Brasília. No Santuário as paredes são formadas por 80 colunas de vitrais azuis,de 12 diferentes tonalidades, com algumas colunas de vitrais rosa também. O lustre redondo, enorme, ao centro do templo também chama muito a atenção.O local é especial para se fotografar à tardinha, quando a luz do sol está adentrando os vitrais coloridos. Muuuuuito lindo! Curiosidade: a fundação de Brasília se liga a uma misterioso sonho de Dom Bosco, no dia 30 de agosto de1883, Dom Bosco sonha com uma terra prometida que seria construída na América do Sul, exatamente entre os paralelos 15° e 20°, onde havia uma enseada bastante extensa que partia do ponto onde se formava um grande lago. Diz-se que foi por esta razão que JK escolheu o ponto para a construção de nossa capital.

Já cansados de toda esta peregrinação para conhecer acidade, buscamos o Hotel Allia, que havia sido reservado com antecedência em uma incrível promoção no “Booking”, que concedia um desconto de mais de 50%. Hotel excelente! Tomamos banho, descansamos e fomos jantar às margens do Lago Paranoá, no Pontão do Lago Sul, local bastante aprazível,com um passeio calçado à beira do lago, onde havia vários restaurantes e quiosques.

Dia 07 de junho - quinta-feira
Acordamos às 7h30 e após um ótimo café da manhã no Hotel Allia, seguimos até a Esplanada dos Ministérios para ver as comemorações de Corpus Christi,organizadas desde o dia anterior. Havia um enorme palco/altar montado no espaço gramado e o caminho até o altar estava sendo decorado, desde às 6h,com os tradicionais tapetes de serragem e pó de café. Muitos grupos de jovens católicos cantavam, acompanhavam com coreografias e estavam envolvidos na confecção dos coloridos tapetes. Tiramos fotos da catedral e desta função toda do Corpus Cristi e voltamos a pegar o carro. Antes de rumar à locadora para devolver o Gol, ainda conhecemos o Palácio da Alvorada, também muito lindo, arquitetura característica dos palácios de Brasília, com um enorme gramado em frente.