terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Yosemite

Dia 27/01, terça feira
Amanhecemos tomando um mate e vendo a Golden Gate, após uma noite de intensa ventania - deu muito medo, o RV jogava para os lados e o barulho era parecido com o de um bicho rugindo. Desta vez não tomamos banho nem café da manhã ao acordar, preferimos sair cedo em direção ao Yosemite National Park, até porque o guincho e o carro de polícia que estavam na noite anterior haviam voltado ao local. Margeamos a baía de SF, visualizando muitas cidades e pequenos lugarejos, propriedades rurais com plantações de maçã e outras frutíferas. Também vimos os típicos celeiros pintados de vermelho ou azulzinho com cerquinhas brancas, coisa de filme. Paramos em um Walmart no caminho para abastecer com comida para os próximos 3 dias em que ficaríamos no Yosemite. Ainda no estacionamento do Walmart preparamos nosso café da manhã, em "casa". A estrada até o Yosemite revelou também a pequena localidade de Groveland, muito característica com casinhas, cafés à beira da estrada e um antigo e muito típico saloon, onde tomamos um café. Todas as demais lojinhas estavam fechadas, o local parecia uma cidade fantasma. Mais algumas milhas adiante, entramos no parque. A estrada era bastante curva. O parque nacional é enorme e tem uma vegetação predominante de pinheiros. Muitos penhascos e montanhas elevadas de granito, com eventuais cachoeiras e rios de águas cristalinas. Como havíamos subido bastante em relação ao nível do mar, a temperatura baixou muito e havia neve acumulada pela beira da estrada. Estacionamos no campground Upper Pines, que dispõe de estrutura para RVs. Desta vez jantamos muito cedo e gastamos o resto da noite jogando conversa fora, cartas ou lendo. Não tínhamos internet, pois os locais próximos não a oferecem no inverno quando o fluxo de turistas é bem menor. À noite, no trajeto de volta do banheiro do camping, o Gabi e o Cascata foram acompanhados por um coiote, que passou tranquilo por eles.

Dia 28/01, quarta-feira
Foi uma noite tranquila apesar do receio inicial sobre os ursos. O parque no inverno recebe pouco sol e precisávamos aproveitar as poucas horas do dia. Após o café da manhã fizemos a primeira trilha até a Low Yosemite Falls, a maior cachoeira do país. As trilhas são bastante sinalizadas e em sua maioria asfaltadas. Foi uma caminhada muito agradável com o solzinho aquecendo o corpo. Os enormes picos de granito que nos rodeavam revelaram a cachoeira, que nesta época não tem muita água. Escalamos algumas rochas e tiramos fotos. Continuamos na trilha aproveitando a ótima estrutura do parque. Algumas pessoas andavam de bicicleta, grupos de estudantes com seus instrutores também aproveitavam o parque. Voltamos para o RV e o posicionamos próximo ao acampamento chamado Curry Village. Visitamos ainda a galeria Ansel Adams, que expõe obras deste famoso fotógrafo que dedicou boa parte da sua vida no Yosemite. A mesma galeria vende, além da reprodução de suas fotos, obras de alguns ceramistas e algumas recordações do parque. Próximo dali conhecemos o centro de visitantes do YNP (Yosemite National Park), que explica a formação geológica da região, a fauna e a flora e a evolução da ocupação humana, com algum destaque para os indígenas que sofreram com a chegada do homem branco. Também expõe alguns dos fotógrafos e artistas que retratam muito o parque. Tomamos informações no centro de visitantes sobre trilhas, ficamos sabendo que não havia neve suficiente para praticarmos snowboard, frustrando a gurizada. Também vimos um vídeo de alerta sobre os ursos, que podem invadir as áreas de camping e até mesmo forçar portas de carros atrás de comida, lixo, produtos de higiene e maquiagem. Há instrução de como acomodar estes itens em armários de metal e lixeiras "anti ursos"!!! Compramos pão em um supermercado bastante completo, próximo ao Visitor Center. Após um rápido lanche de sanduíches no RV, seguimos para outra trilha que levava até o Mirror Lake. Esta trilha não era asfaltada e foi bem bacana acompanhar o riozinho e a vegetação de pinheiros até o lago que realmente espelhava a natureza ao seu redor. Estávamos sempre alertas procurando animais, mas não vimos mais que corvos. Às 16h30 já começava a escurecer e pegamos um ônibus que circula dentro do parque gratuitamente / shuttle para voltar até o Curry Village, onde o RV estava estacionado. Alguns foram tomar banho nos excelentes banheiros do camping, outros ficaram tomando mate, esperando para decidir a janta. As noites no RV eram longas, muita leitura, jogos, bate papos ao redor da mesa de jantar e às vezes algum vinho californiano. Nesta noite preparamos sopa e hambúrgueres. Importante: abastecer com gasolina, gás, comida, tudo antes de entrar no YNP, pois o preço destes itens é bastante superior no parque

Dia 29/01, quinta-feira
A noite não foi muito tranquila porque o Artur teve um pouco de febre, mas que, por sorte, não persistiu. A partir das 8h começamos a nos mobilizar, apesar de não chegar sol no acampamento, dada a altura das montanhas rochosas e pinheiros que nos cercavam. Fazia bastante frio até a metade da manhã e, durante as trilhas dentro da floresta, também andávamos encasacados, com mantas, luvas e toucas. Os 3.030 km² do YNP oferecem visuais variados a cada estação. Segundo o Cascata, quando esteve no verão, havia muita gente nas trilhas. Agora, no inverno, o número de turistas é bem menor e algumas trilhas são fechadas em função da neve. Excepcionalmente neste ano não havia neve. Muitas excursões de adolescentes estavam hospedadas nas cabanas. Todos os acessos e infraestrutura do parque são muito bem conservados, o que torna fácil explorar as diversas cachoeiras e lagos, por trilhas que acompanham rios e costeiam os enormes picos de granito. Hoje fizemos a trilha da cachoeira Vernal. De volta ao RV liquidamos com a sopa da noite anterior e comemos sanduíches para depois abastecer com água e preparar o carro para a viagem. Na saída do nosso campground ainda avistamos os famosos picos El Capitán e o Half Dome, iluminados pelo sol. Pegamos uma estrada para ir até Mariposa Grove, que fica no extremo sul de Yosemite e é um lindo local com mais de 500 sequóias gigantes. Antes de chegar neste local paramos à beira da estrada no Tunnel View de onde se avista uma grande parte do Yosemite Valley. A vista é lindíssima, um legítimo cartão postal. As sequóias são impressionantes, caminhamos entre elas e tiramos muitas fotos de árvores caídas e uma delas, ainda viva, com um túnel escavado em seu tronco, onde cabíamos todos nós. Já escurecia quando saímos definitivamente do parque em direção a Fresno para procurar nosso próximo local de pernoite. Acabamos dormindo em Bakersfield, bem depois de Fresno, após jantar em um KFC. O camping de RVs não agradou, mas deu para o gasto e foi beeeem barato - U$ 27,00.