sábado, 17 de janeiro de 2015

Los Angeles

Dia 17/01, sábado
Grupo embarcando neste dia: Gabriel, Mônica, Cascata, Artur, Ricardo e Débora. As meninas Luísa e Bruna que se juntariam ao grupo já estavam nos EUA desde o dia 31/12/14, em mochilão com a amiga Júlia. As encontraríamos em Los Angeles. Saída às 6h de Poa. Guarulhos: saída às 11h. Miami chegada às 16h30 e saída às 19h (horário local). Chegada em Los Angeles às 22h. Voos bem confortáveis, com telas de tv individuais, filmes bem atuais. Almoço e lanches gostosos e fartos, com exceção do último voo, em que nada foi oferecido. Chegamos à noite em LA, onde o fuso horário tem uma diferença de seis horas a menos em relação a Poa. Pegamos um shuttle da empresa Álamo para a locadora onde já estava, prontinha nos esperando, a van de 15 lugares para circular por Los Angeles. Já passava das 23h e, para confirmar que havíamos chegado nos USA, paramos em um Mac Donalds (única opção aberta a essa hora que achamos) para matar a fome, antes de chegar ao hotel.

Dia 18/01, domingo
Depois de tomar café no Hotel Howard Jonhson, que fica em Torrance, pegamos a van e fomos buscar as gurias na casa da Waleska, tia da Júlia, que mora em Palos Verdes, um local muito bonito, no litoral, de casas lindas, ajardinamento perfeito nos canteiros, casas e condomínios. Conversamos um pouco com a família da Júlia na sala com vista para o mar, conhecemos a avó dela, sra Genni, as duas foram muito simpáticas. Seguimos em direção a Santa Monica, onde combinamos de encontrar a Vanessa, prima do Ricardo. Ficamos passeando um bom tempo pelo enorme píer, cheio de lojinhas, restaurantes, apresentações de artistas de rua e inclusive um enorme parque de diversões, tudo sobre a estrutura de fortes toras de madeira, construída sobre o mar. Tiramos foto na placa indicativa do final da famosa Route 66. Muitas pessoas de todos os jeitos, a maioria turistas. Quando encontramos a Vanessa, junto com uma amiga e cada uma com seu cachorrinho, elas nos disseram que essa região é sempre cheia de gente assim, não somente nos fins de semana. A faixa de areia é grande e algumas pessoas se aventuravam a entrar no mar gelado. A água era bem transparente, podíamos ver, de cima do píer, um golfinho e uma foca. Caminhamos até a loja REI, na Blvd St Monica, de equipamentos e roupas esportivas, pois queríamos adquirir botinas e casacos impermeáveis quentinhos. Depois das compras, almoçamos em uma pizzaria próxima, numa rua que é um calçadão de Sta Monica onde circula muita gente. A Vanessa e sua amiga nos acompanharam. Depois fomos a Venice Beach com a Vanessa. Ali, como já esperávamos, era uma fauna humana. Gente de muitas culturas, muuuuuitos de bicicleta ou patins na ciclovia que fica entre a praia e a rua da beira mar. Muita música, inclusive um grupo de pessoas dançando na areia na maior animação e sendo vigiado de perto por duas patrulhas policiais. O pôr do sol foi muito lindo, tiramos fotos com as palmeiras, as casinhas de salva-vidas e já estava ficando friozinho. Levamos a Vanessa na casa de uma amiga, onde ela havia deixado seu carro e depois largamos a Bruna, a Júlia e a Luísa na casa da tia Waleska, que havia combinado de levá-las em um bar de Manhatan Beach. Segundo elas, foi um programa bem bom. Os outros seis do grupo jantaram em uma cantina, com porções muito bem servidas.

Dia 19/01, segunda-feira
Breakfeast com pães e cookie, aveia, cereal, maçã, laranja, café, leite, chá, geleias e uns waffles feitos na hora (self service), cuja máquina o Cascata adorou pilotar. Era só pegar a medida da massa e colocar na forma; interessante, mas o gosto não era muito bom. Ter café da manhã no hotel facilitava nossa vida. A Débora e o Ricardo aproveitaram o início da manhã para fazer as compras do enxoval da Dora, encomendadas pelo Neco e pela Rose. Foi uma grande sorte ter, bem em frente ao hotel, uma enorme loja chamada Buy Buy Baby. Dava para ficar lá todo o dia, o lugar é imenso e os itens para bebês incrivelmente lindos, práticos e, em geral, muito mais baratos do que no Brasil. Nossa intenção era aproveitar o Los Angeles County Museum /LACMA, neste dia, mas ele estava fechado. Estacionamos próximo a ele e caminhamos pelos arredores. O Ricardo e o Cascata desejavam ver apetrechos de fotografia, então, fomos à Samy's Camera, uma loja de três andares com tudo o que se imagina em termos de câmeras, acessórios, livros sobre o assunto. O Cascata se enamorou de um drone... Depois fomos ao shopping Grove, que tem um pátio interno aberto muito bonitinho, com um chafariz, numa alameda agradável, bonita e com muitas lojas de grandes marcas. Alguns aproveitaram para fazer compras numa loja da Apple. Depois andamos pelo ambiente agradável do Farmer's Market, ali pertinho, onde também tomamos um café no Starbucks. O Farmer's Market tem bancas de frutas, legumes e outras comidas, pequenas lojas, restaurantes e lancherias que se concentram ao ar livre. À noite nos dirigimos ao Staples Center, que é um enorme centro de eventos e esportes, onde estacionamos no subterrâneo, para assistir ao jogo de hóquei entre o LA Kings, time da casa, e o canadense Calgary. Após as roletas de entrada e a revista, comemos hot dogs e alguns compraram camisetas do Kings, em suas tradicionais cores preta e branca. Nossos ingressos eram nas arquibancadas de cima, longe da quadra, mas podíamos assistir bem ao jogo e, os impressionantes 6 supertelões com imagens excelentes ficavam suspensos acima da quadra e bem centralizados a nossa frente. Poucos instantes antes do início da partida o estádio lotou. Os telões traziam palavras de ordem que a torcida cantava em coro, em geral "Go, kings, go" e o leãozinho, mascote do time, incentivava também. Aliás, para nossos padrões, achamos um tanto estranho a torcida praticamente só se manifestar quando havia este tipo de incentivo. Foi um longo jogo, com várias atrações nos intervalos, como quiz, entrevistas, curiosidades. O Kings perdeu de virada nos minutos finais e a torcida, muito conformada, aparentemente não ficou desapontada . Tudo foi interessante para nós, mesmo sem entendermos muito as regras. Largamos as três meninas na Waleska bem tarde.

Dia 20/01, terça-feira
Finalmente neste dia, conseguimos entrar no LACMA. Visitamos grande parte dos vários prédios e o acervo interessante. Havia uma exposição no térreo com grandes esculturas de Richard Serra, muito legal. Depois vimos obras de gente muito famosa, em pinturas, instalações e uma exposição fotográfica. Passeando pelo museu, reconhecemos o ator Luiz Guzman (um portorriquenho que fez vários filmes hollywoodianos), que também estava no museu. Nos separamos por algum tempo, já que a Débora e o Ricardo queriam ver mais espaços do museu e a maioria foi para o Farmer's Market lanchar. Se deixássemos, o Ricardo ficaria vários dias no LACMA! O Cascata aproveitou a passagem em frente ao Samy's Camera para comprar seu sonhado drone e, mais tarde, passando por ali, o Ricardo e a Débora também entraram para comprar uma câmera para o Neco, mais alguns apetrechos e viram, na loja, o ator Donald Sutherland - o Presidente Snow, de Jogos Vorazes. À noitinha seguimos todos, em nossa van, para a Hollywood blvd, tirar fotos das estrelas das calçadas e olhar o ambiente. O lugar não tem "nada de mais" e não lembra o ambiente glamuroso dos famosos eventos do cinema norteamericano. O trânsito em LA é um grande problema. Tudo é muito longe, e, apesar da boa sinalização e condições das estradas, o volume de tráfego intenso torna os deslocamentos muito cansativos. Depois de andarmos quase 2 horas, chegamos a Redondo Beach,  onde havíamos combinado de jantar com a Vanessa, num restaurante do píer, muito bom e bonito, onde comemos peixes e a Vanessa comeu mariscos.  Esta noite foi de despedidas - nos despedimos da Vanessa e, depois, da Júlia, que ficou em LA com sua tia Waleska. Pela primeira vez na viagem a Luísa e a Bruna dormiram conosco no hotel.