domingo, 10 de fevereiro de 2013

Cidade do Panamá

10 de fevereiro de 2013, domingo

Chegamos da Costa Rica, tendo planejado nossa volta ao Brasil pelo Panamá, onde ficaríamos apenas 3 dias. No aeroporto deixamos a maioria das nossas malas em depósitos não muito profissionais. A bagunça nos fez desistir de deixar o iPAD e notebook. Pegamos um táxi para fazer um tour pelos pontos turísticos principais. No canal do Panamá assistimos a travessia de dois navios de porte máximo, que passaram vagarosamente pelas eclusas. Em seguida vimos rapidamente o museu e o filme, em 3D, explicativo sobre o projeto, a construção, a história dos grupos humanos de franceses e vários outros povos que foram responsáveis pela obra fenomenal, que cobrou milhares de vidas. O motorista do táxi ficou nos esperando e depois, levou-nos ao Armador, uma longa avenida com ciclovia construída sobre o mar, com restos de material retirado do canal, ligando o continente a duas ilhas. O lugar é lindo, uma marina com inúmeras lanchas, barcos, veleiros. Tudo bem ajardinado, com alguns restaurantes e algumas lojas. Passamos por bairros construídos para os militares norte-americanos que vieram para gerenciar o canal e que, desde 01/01/2000 deixaram o país, em função do acordo de retorno à soberania panamenha. As casas, pavilhões e prédios agora, estão abandonados, alguns tornaram-se locais de shows e festas. Chegamos no hotel, previamente reservado, nos instalamos e saímos a caminhar. Obviamente o Ricardo quis andar pelas largas avenidas à beira mar até onde haveria uma festa de carnaval. A grande cidade do Panamá tem prédios luxuosos e de arquitetura diferenciada, que se pode apreciar andando pela baía. Muitos espaços para esportes, playgrounds, tudo bem cuidadinho e bem policiado, talvez pelo fato da festa do carnaval. Como ainda era cedo e o carnaval não havia começado, resolvemos seguir até o bairro de Casco Antiguo, o centro histórico, onde jantamos massas bem boas. Concordamos que a cama do Hilton Garden foi a melhor da viagem. O hotel é muito bom.