segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Zion

Dia 02/02, segunda-feira
Saímos mais cedo do que de costume, pois queríamos conhecer a grande represa Hoover Dam, que abastece Las Vegas e é cenário de alguns filmes hollywoodianos. A estrutura é realmente impressionante, dá para continuar pela estrada sobre um viaduto ou, como nós fizemos, passar sobre a represa que é arqueada e onde pudemos caminhar e olhar, além do lago formado, os "ladrões" por onde escorre a água quando em excesso, e também as estruturas de transmissão de energia. Há um tour por dentro da represa, que não quisemos fazer para não chegarmos muito tarde no Zion National Park. Era necessário voltar a Vegas novamente e seguir mais umas horas de viagem. Abastecemos em um Target para comprar comida para cozinhar por mais uns dias, aproveitamos para comprar alguns outros itens que valiam a pena como roupas, presentinhos e alguns eletrônicos. Mais tarde, ao parar para abastecer o RV, compramos uns cheeseburgeres. A estrada continuava com paisagens desérticas e, em todas as cidadezinhas as casas de um mesmo bairro ou grande condomínio, eram construídas iguais, ou muito parecidas, sempre pintadas em tons terrosos. Interessante. Quando saímos do estado de Nevada e entramos em Utah, a arquitetura das casas mudou, cada uma com seu estilo, terrenos de diferentes tamanhos, pareciam ter mais história. Voltamos a ver propriedades rurais, com celeiros e cerquinhas brancas. Um pouco antes de chegar no parque, revelou-se uma cadeia de montanhas avermelhada ao longe. Chegamos ao Zion à tardinha e, como a recepção estava fechada, continuamos na estrada para tentar achar um campground dentro do parque (vimos um junto ao centro de visitantes, na entrada). Andamos pela estrada principal, de oeste a leste, vendo as formações de rochas sedimentares altas incríveis bem próximas da estrada. Houve um momento um tanto tenso quando passamos por túneis, um deles bem longo, e o Ricardo foi agarrado na escada traseira pelo lado de fora, cuidando se o RV não batia em cima. Quase congelou! Andamos bastante e logo escureceu, tivemos de voltar para o Watchman Campground, da entrada do parque. A maioria das vagas está fechada durante o inverno e o banheiro era de hotel 5 estrelas em relação à limpeza e estrutura, mas não há chuveiro. Recebemos alguns vizinhos curiosos que queriam ver como cabiam 8 pessoas no RV. Jantamos massa com molho de tomate e saladinhas e tomamos suco e vinho.

Dia 03/02, terça-feira
Os fotógrafos da excursão saíram antes da chegada do sol no acampamento, mas disseram que não valia tanto a pena, pois demorou para terem luz, já que estávamos cercados de altos picos. O resto do grupo dormiu um pouco mais pela primeira vez. Os cafés da manhã sempre eram bem servidos e acompanhados de mate. Fizemos as trilhas Upper Emerald Pool e Grotto, que são interligadas e não muito difíceis, revelam lindos cenários na encosta das montanhas. Nestas trilhas, pela primeira vez conversamos bastante com casais de americanos, idosos, muito simpáticos. O solzinho estava agradável, passamos por baixo de uma pequena cachoeira, na volta fotografamos veadinhos que pastavam e descansavam tranquilamente junto ao Zion Lodge. Este lodge fica bastante mimetizado na natureza em função das cores e arquitetura. Muitas árvores estavam caídas e roídas na base, pelos castores, junto ao riozinho. Ainda vimos outros lugares e as formações esculpidas ao longo do tempo, com alguns escaladores nas paredes. O parque não é muito grande, mas é belíssimo e nos disseram que recebe muita gente no verão, quando há serviço de shuttle e bem mais lugares de camping abertos. Voltando ao campground conhecemos o muito bem estruturado centro de visitantes e compramos algumas lembranças. Nesta noite o Ricardo e o Cascata assaram, na grelha, com lenha, salsichões, costelas de porco e maçãs para a janta, que comemos com arroz branco e saladas. Estava muuuito frio fora do RV. Tomamos banho no próprio RV, o que exigiu uma descarga e recarga de água extra nos nossos depósitos e alguma paciência no rodízio do pequeno banheiro, mas, sem TV, no inverno, sem atrações à noite, estava tuuuudo bem!

Dia 04/02, quarta-feira
Saímos do Zion na manhã muito fria, depois que o Cascata e a Bruna voltaram da pequena vila até onde caminharam para ter internet e poder receber notícias da vó Herta, que está no hospital em Poa para exames, em função de uma pequena fratura no quadril. Felizmente soubemos que estava tudo bem. Desta vez havia uma barreira de orientação e cobrança de U$ 15,00 antes do grande túnel. A estrada é linda, cenários muito apropriados para fotos com as rochas de diferentes cores e formas. Paramos para algumas fotos e as duas Gopro foram afixadas na frente do RV, tomara que fiquem boas as imagens. O caminho até o Grand Canyon manteve algumas grandes planícies com vegetação rasteira, cercadas de altos montes escarpados avermelhados ou amarelados. Entramos no Arizona às 13h e já estávamos rodeados de cenários de filmes de faroeste, aquelas torres de arenito rosadas e planas em cima. A primeira visão do rio Colorado, ao passarmos sobre a represa de Glen Canyon Dam fez cair o queixo de todos e arrancou um grande OH! Em uma parada para abastecer com gasolina, fotografamos um típico sheriff, com suas botas e grande chapéu de cowboy pretos, camisa cáqui com distintivo de estrela e um bigodão, com um copo da loja de conveniências na mão e ao lado de sua caminhonete. Muito filme! Paramos num local para ver o enorme canyon do Little Colorado, numa reserva indígena Navajo. Impressionante a altura do despenhadeiro e, lá embaixo, o rio de águas vermelhas, barrentas. Chegamos no Grand Canyon National Park pela entrada sul, próximo de Tusayan, que fica a 11km do Visitor Center. A entrada norte do GCNP está fechada no inverno. Muitas pessoas que encontramos falaram que no verão a quantidade de turistas é muito grande, quase insuportável em alguns pontos. O centro de visitantes havia fechado há cinco minutos quando chegamos, às 17h05, então, vimos o local onde se alugam bicicletas, que era um de nossos interesses para o dia seguinte. O parque tem bastante estrutura de hotéis, lojas, restaurantes, campgrounds, em meio aos bosques de pinheiros e outras árvores. À noite fez muito frio, a lua estava cheia Símbolo da lua cheia. Ficamos no Trailer Village e ainda não vimos o Grand Canyon neste dia.